Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

Elisão e Evasão fiscal – limites ao planejamento tributário


Artigo em que André Mendes Moreira apresenta os conceitos de elisão e evasão fiscal para, em seguida, discorrer sobre os limites ao Planejamento Tributário. O autor faz uma comparação entre ‘Princípios da Legalidade e Especificidade Conceitual Fechada’ e ‘Capacidade Contributiva e Isonomia’ e cita equívocos de interpretação econômica no Direito Tributário.

A conclusão, que trata sobre o Parágrafo Único do artigo 116 do Código Tributário Nacional (CTN), apresentada citações de autores como o professor Sacha Calmon Navarro Coêlho e José Eduardo Soares de Melo.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

O Tratamento Fiscal do Ágio

O objetivo deste artigo é analisar o conceito legal de ágio e seu afastamento em relação ao conceito teórico-contábil. Além disso, busca-se abordar seu tratamento tributário na legislação, anterior e na nova lei, ressaltando suas diferenças. Por fim, intenta-se avaliar as dificuldades em se reconhecer a validade do chamado “ágio interno”, analisando-se, de forma crítica, o tratamento fiscal e jurisprudencial conferido à questão.

Da Possibilidade de Pagamento de Juros sobre Capital Próprio

Da Possibilidade de Pagamento de Juros sobre Capital Próprio Apurados com Base em Exercícios Anteriores – Dedutibilidade do IRPJ

As Taxas e o Princípio da Equivalência entre a Arrecadação e os custos da Atividade Estatal

A vinculação do fato gerador das taxas a uma atividade estatal referível ao contribuinte produz diversas consequências.