Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

Planejamento Tributário e Aquisição/Incorporação de Empresas – Questões Atinentes ao IRPJ e à CSLL


Trata-se de consulta em que os autores analisam uma operação de incorporação societária envolvendo três empresas. O trabalho ‘Planejamento Tributário e Aquisição/Incorporação de Empresas: Questões atinentes ao IRPJ e à CSLL’ avalia a viabilidade jurídica da operação e os aspectos fiscais dela decorrentes, notadamente quanto à possibilidade de deduzir a amortização do ágio pela aquisição das ações do IRPJ e a CSLL, a partir dos conceitos de elisão e evasão fiscal e da aplicabilidade da norma geral anti-elisão.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

Impossibilidade de Adoção de Valor Declarado em Nota Fiscal Inidônea para Lançamento do Tributo

Impossibilidade de Adoção de Valor Declarado em Nota Fiscal Inidônea para Lançamento do Tributo – Arbitramento Mandatório. Ilegalidade da Atribuição de Responsabilidade Tributária a Terceiro não Vinculado ao Fato Gerador da Obrigação Tributária.

O Refis da Lei nº 9.964/00 e a impossibilidade de o pagamento parcial interromper a prescrição

O Refis da Lei nº 9.964/00 e a impossibilidade de o pagamento parcial interromper a prescrição da integralidade da dívida – Exegese do art. 174, parágrafo único, IV, do Código Tributário Nacional.

A exegese equivocada dos precedentes em relação às taxas de fiscalização de postes e orelhões

O artigo trata da interpretação equivocada que o Poder Judiciário vem dando às chamadas taxas de fiscalização de postes e orelhões, as quais são instituídas por alguns Municípios sob a alegação de que seria exercido um poder de polícia regular sobre tais equipamentos.