Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Banca do Escritório prestigia lançamento do Anuário da Justiça em SP


Os sócios Igor Mauler Santiago e Gabriel Amarante e os advogados Carolina Schaffer, Gabriel Porto, Jonatas Venâncio e Maria Carolina Maldonado prestigiaram, no último dia 21, o lançamento do Anuário da Justiça São Paulo, no Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça.

A notícia sobre o evento e a participação da banca do Escritório foi repercutida pelo site Consultor Jurídico, confira:

Grande arrancada
Anuário da Justiça é homenagem ao Judiciário Paulista

A solenidade de lançamento do Anuário da Justiça São Paulo, no Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça, foi também uma homenagem ao Judiciário de São Paulo. Como bem lembrou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, o Judiciário paulista passa por momentos difíceis. Suas palavras podem ser entendidas como uma referência às críticas feitas pela corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon. Mas elas também são uma alusão ao esforço de renovação empreendido pelo Tribunal a partir de 2011.

Nas homenagens, estiveram presentes os ministros paulistas do Supremo Tribunal Federal. Além de Peluso, presidente da corte, compareceram os ministros Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e Dias Toffoli. O ministro Celso de Mello não pode comparecer por motivos pessoais e mandou uma mensagem através de Cezar Peluso. Também estiveram presentes os representantes paulistas no STJ — Massami Uyeda e Antônio Carlos Ferreira. Sidney Benetti também não pode comparecer por motivos pessoais.

O evento acabou se constituindo em oportunidade para que autoridades do Executivo e personalidades do mundo jurídico reconhecessem as transformações por que está passando o Tribunal. Entre os presentes estavam a secretária de Justiça Eloisa de Souza Arruda; o ex-governador e secretário municipal de Negócios Jurídicos Cláudio Lembo; o secretário de Serviços Durval Barreto; representantes da advocacia como os criminalistas Arnaldo Malheiros Filho, José Luís de Oliveira Lima e Alberto Zacharias Toron; Manoel Alceu Affonso Ferreira; os conselheiros do CNJ Marcelo Nobre e José Munhoz; o presidente do TRF-3 Roberto Haddad; os secretários do Ministério da Justiça Marivaldo Pereira e Marcelo Vieira, entre muitas outras personalidades.

Os ministros paulistas foram todos homenageados com uma placa oferecida pelo Anuário da Justiça. Também receberam a homenagem o presidente do TJ, José Roberto Bedran, que, como demonstra o Anuário, foi o grande responsável pelas iniciativas que deram nova vida ao tribunal paulista, a partir de sua posse em março de 2011. Também foi reconhecido o trabalho do desembargador Carlos Teixeira Leite, presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação do TJ-SP. Num esforço para tornar o Judiciário paulista mais aberto e transparente, Teixeira Leite promoveu encontros com os principais órgãos de imprensa do estado, empreendeu uma ampla reforma tanto na assessoria de comunicação como no site do tribunal.

Em seu discurso, o presidente do Supremo lembrou o papel de destaque que o Tribunal desempenhou no passado, como aquele que enfrentou e derrotou o esquadrão da morte, nos anos 1970. E concluiu que o tribunal está dando passos largos para reconquistar a posição de destaque no cenário judicial, como o mais importante do país. Juiz de Direito em São Paulo e ex-desembargador do TJ-SP, Peluso sempre devotou especial atenção ao Tribunal onde fez carreira.

O presidente José Roberto Bedran também destacou que o Anuário da Justiça soube captar muito bem o momento que o Tribunal está atravessando. Em seu discurso, ele afirmou que a “a arrancada para esse progresso deveu-se a um conjunto de medidas adotadas pelo Tribunal, graças à iniciativa de seu Órgão Especial e, principalmente, pelo denodado esforço solidário de todos os seus desembargadores”. Garantiu que, apesar das muitas dificuldades, o “estado de São Paulo pode ter a certeza de que efetivamente dispõe de uma Corte sempre muito aproximada das aspirações de seu nobre povo”.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS