Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Estado de Minas fala sobre lançamento de obra do prof. Sacha Calmon


O jornal Estado de Minas publica reportagem, em sua edição de hoje, acerca do lançamento do livro do professor Sacha Calmon, “A História da Mitologia Judaico Cristã”, que ocorreu em Belo Horizonte.
 
 
LANÇAMENTO
Visão diversa da história do homem
Professor e advogado Sacha Calmon autografa livro hoje, na Mineiriana. A obra de quase 700 páginas estuda a mitologia judaico-cristã por meio da contribuição de especialistas
 
 
Professor titular de direito financeiro e tributário da UFRJ e ex-professor da UFMG, onde atuou durante 30 anos, o advogado Sacha Calmon é também estudioso da história, das religiões, da sociologia, da política, da ética, da filosofia, além de leitor contumaz de tudo o que diz respeito a essas questões. Autor de mais de 50 livros na área do direito tributário, assunto do qual é uma das maiores autoridades do país, acaba de lançar A história da mitologia judaico-cristã, que autografa hoje, na Livraria Mineiriana. Trata-se de trabalho de fôlego, com quase 700 páginas, realizado com muita pesquisa e disciplina. A ideia era organizar publicação na qual pudesse movimentar e interligar autores especialistas dessas áreas do conhecimento humano. Pretendia formar conjunto interdisciplinar coerente, que, ao cabo e ao fim, pudesse mostrar várias evidências que, aos poucos, foram se fixando no seu espírito.
 
Na obra que propõe várias leituras, o professor Sacha Calmon reuniu trabalho de mais de 30 conhecidos autores de áreas diversas do conhecimento. Daí o fato de ter insistido em nota explicativa dizendo se tratar apenas do organizador de textos alheios, que por ele foram selecionados e encaixados sistematicamente. Também optou por dividi-los em três partes, para melhor ajudar na compreensão: na primeira, lida com o começo da Terra e a evolução que se seguiu. A segunda é sociológica e antropológica, pois demonstra as razões da ascensão humana em Deméter, a Terra-Mãe, contra o criacionismo. Em seguida, curva-se a antropólogos, historiadores e arqueólogos, a demonstrar que o Gênesis e o Êxodus jamais existiram. “Daí em diante, a obra segue, passo a passo, o evolver das teogonias semíticas, todas elas mitológicas”, escreveu.
 
Entre os autores mais citados no trabalho estão Telhard de Chardi, Morgan, Jac Milis, Karen Armstrong. Entre as conclusões às quais o autor diz ter chegado, está a de que “o direito nasceu da religião e que a religião nos promete um final jurídico reles, ou seja, um julgamento em que seremos culpados ou inocentados e após o que viveremos eternamente no céu ou no inferno”. Essa máxima, para ele, “trata-se de um dualismo maniqueísta e perverso, indigno da imensa bondade de um Deus minimamente justo”.
 
Além de temas ligados à Bíblia, o escritor, que também é doutor em direito público, aborda questões relacionadas à Torá, o livro sagrado dos judeus, chegando aos tempos modernos, quando ele é cada vez mais estudado. Sobre os autores citados, diz que apenas os aproximou uns dos outros. Fez glosa, notas de rodapé, intervenções e alguns capítulos, na tentativa de “oferecer ao leitor visão diversa do evolver histórico da humanidade de mistura com a história da Terra-Mãe. Fiz exatamente o que as Bíblias não fizeram, ou fizeram às escondidas”. (CHL)
 
A história da mitologia judaico-cristã
Livro organizado por Sacha Calmon, Editora Noeses, 681 páginas, R$ 99. Lançamento hoje, a partir das 19h, na Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Savassi. Informações: (31) 3223-8092.
 
 

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS