Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Site do TJ/MG destaca a participação do Prof. Sacha Calmon em evento


O site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais destaca, em sua edição de hoje, a participação do Professor Sacha Calmon no “Mini-seminário de Direito Ambiental”, organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), que proferiu palestra acerca do tema “Impacto Econômico e Social da Decisão Judicial”.
 
 
Direito ambiental é tema de palestra
 
Participantes do 1º Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, desembargadores, juízes e servidores assistiram hoje, 4 de junho, a um “Mini-seminário de Direito Ambiental”, organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e palestra sobre o “Impacto Econômico e Social da Decisão Judicial”.
 
Na abertura do evento, o superintendente-adjunto da Escola Judicial, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, falou de sua satisfação ao abrir mais uma das atividades da Ejef: “A cada dia nos orgulhamos mais da qualidade das palestras aqui proferidas e que muito contribuem para a formação dos novos juízes”.
 
O primeiro palestrante a dar sua contribuição foi o diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG), biólogo e professor Célio Valle. Ele expressou seu entusiasmo em falar para os juízes, ressaltando a importância de todos entrarem na luta para a preservação do meio ambiente. “O juiz é a proteção daqueles que não têm voz”, frisou.
 
Célio Valle apresentou conceitos e números da biodiversidade. Abordou a importância da reserva legal (área que deve corresponder a, no mínimo, 20% do total da propriedade) para a preservação da biodiversidade. Garantiu que é possível conciliar, em um mesmo ambiente, tecnologia e biodiversidade: “Podemos ter onça e nelore, trigo e borboleta”.
 
Informou que o Brasil é o 4º país produtor de gás efeito estufa em decorrência das queimadas na região da Amazônia, motivo de preocupação internacional. “Somos o dono da biodiversidade mas a biodiversidade é do mundo. Temos uma responsabilidade enorme para com as gerações futuras”, destacou.
 
Ao final da apresentação do professor Célio Valle, o desembargador Saldanha da Fonseca definiu a palestra como uma lição de vida para todos.
 
Atuação do Ministério Público
 
Já a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Lilian Maria Ferreira Marotta Moreira, falou da atuação do Ministério Público em questões relacionadas ao meio ambiente. Ressaltou que a lei sobre o Meio Ambiente, embora antiga, não era aplicada. Hoje, a conduta irracional do homem tem gerado um alerta internacional, completou. Comparando o comportamento depredador do homem a uma invasão de gafanhotos, a promotora definiu a reserva legal como uma poupança que interessa a toda coletividade.
 
Lílian Marotta destacou as decisões avançadas do Judiciário de Minas em questões ambientais. Reforçou a responsabilidade de juízes, promotores e órgãos técnicos de proteção ao ambiente a fim de que se deixe uma “herança bendita” para as próximas gerações.
 
Sobre uma das ações do Ministério Público em defesa do meio ambiente, a promotora Lílian Marotta relatou o trabalho da Promotoria do Meio Ambiente desenvolvido com o Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte. Apresentou o projeto “Pássaros”, desenvolvido junto com infratores que mantêm pássaros em cativeiro. Explicou a dinâmica das audiências, voltadas para a sensibilização e conscientização dos infratores, e citou os resultados positivos do projeto.
 
Ainda sobre o papel do Ministério Público, a palestrante informou que, assim que tomam conhecimento do problema, os promotores vão atrás da solução. Tentam fomentar soluções externas, como a implantação de políticas públicas. O ajuizamento de ações só se dá em último caso, frisou.
 
Impacto das decisões
 
Para proferir a palestra “Impacto Econômico e Social da Decisão Judicial” foi convidado o advogado Sacha Calmon Navarro Coelho. A apresentação do palestrante foi feita pela desembargadora do TJMG, Heloísa Combat.
O advogado discorreu sobre a segurança jurídica das decisões judiciais, lembrando que os destinatários dessa segurança são os cidadãos, os contribuintes. O Estado não pode ser o objeto da proteção da lei porque ele é o autor e aplicador dessa lei, destacou. Citou exemplos de decisões dos Tribunais Superiores, relacionadas ao pagamento de tributos, que causaram profunda insegurança na sociedade.
 

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS