Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Sites destacam participação de sócios em simpósio no Canadá


Os professores Misabel Derzi e André Mendes Moreira serão conferencistas no “Tax Justice and Human Rights Research Collaboration Symposium”, que acontece de 18 a 20 deste mês, em Montreal, no Canadá.

A participação dos sócios do Escritório no evento foi destacada no Portal IG, na Coluna Leis e Negócios, e no site Migalhas, confira:

ig

Especialistas debatem em Montreal a tributação e justiça fiscal do Brasil

Nesta semana, os tributaristas Misabel Derzi e André Mendes Moreira, professores da UFMG e sócios do escritório Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados, estarão em Montreal, no Canadá, para ministrar conferências sobre a política fiscal brasileira em simpósio sobre justiça tributária e direitos humanos.

Os advogados brasileiros foram convidados pela Faculdade de Direito da Universidade McGill para o evento “Tax Justice and Human Rights Research Collaboration Symposium”, que acontecerá a partir da quarta-feira (18/6) e ate sexta-feira (20/6).

Este simpósio reúne pesquisadores acadêmicos e especialistas em tributação do mundo todo com representantes de sindicatos e de organizações de desenvolvimento e de direitos humanos, além de ativistas da sociedade civil que defendem justiça fiscal. O objetivo é incentivar a pesquisa acadêmica, o conhecimento e o debate sobre propostas de políticas públicas e questões de direitos humanos e justiça fiscal, incluindo análises sobre o impacto da fraude e evasão fiscal na sociedade e das estratégias governamentais de alocação de receitas fiscais para programas sociais.

Os professores André Moreira e Misabel Derzi participam, no segundo dia do evento, de um painel que discutirá desafios e iniciativas regionais. Antes do debate, Moreira abordará em palestra “Impostos Indiretos e Justiça Tributária”. Já a professora Misabel Derzi fará uma análise da guerra fiscal e do programa da bolsa família no Brasil.

Para Moreira, o sistema tributário brasileiro padece de grave regressividade, contrariando os ideais de justiça que deveriam pautar a arrecadação. “É necessário pensar em mecanismos que reduzam essa regressividade e, consequentemente, a desigualdade social gerada pela forma de cobrança dos tributos no Brasil. Um modelo que merece ser analisado é o canadense, que restitui às famílias pobres os impostos sobre o consumo embutidos na compra de bens e serviços”, avalia.

Logo-Migalhas

 

Migalhíssima

No próximo dia 19, em Montreal/Canadá, André Moreira Misabel Derzi, do escritórioSacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados, participam do evento “Tax Justice and Human Rights Research Collaboration Symposium”, durante o painel que discutirá desafios e iniciativas regionais. Antes do debate, Moreira palestrará sobre “Impostos Indiretos e Justiça Tributária”. Já Misabel Derzi fará uma análise da guerra fiscal e do programa da bolsa família no Brasil.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS