Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Valor Econômico destaca opinião de sócio sobre IR de casais homossexuais


Em sua edição da última sexta-feira, o Jornal Valor Econômico destacou a opinião do sócio Igor Mauler Santiago a respeito de ação popular que tenta impedir a inclusão de parceiros homossexuais como dependentes no Imposto de Renda.

Confira a notícia na íntegra:

Legislação & Tributos

STJ devolve ação sobre IR de casal homossexual

Maíra Magro
De Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) devolveu à primeira instância uma ação popular na qual os deputados federais Ronaldo Fonseca (PR-DF) e João Campos (PSDB-GO), integrantes da bancada evangélica da Câmara, tentam impedir a inclusão de parceiros homossexuais como dependentes no Imposto de Renda (IR). O réu na ação é o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A Receita Federal autorizou pela primeira vez, no ano passado, a inclusão no IR de casais homossexuais que comprovem a união estável – ou seja, por mais de cinco anos. A decisão foi tomada com base em parecer favorável da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Mas os dois deputados querem barrar a medida com o argumento de que ela traria despesas para o governo, contrariando, de acordo com eles, a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao receber o caso, o juiz de primeira instância se recusou a julgá-lo porque o réu na ação, o ministro da Fazenda, teria foro privilegiado. Com isso, o processo foi remetido ao STJ. Mas na semana passada, o ministro do STJ Carlos Meira afirmou que em ação popular não se aplica o foro privilegiado – e devolveu o caso à primeira instância da Justiça Federal.

Contrário à união homoafetiva, o deputado Ronaldo Fonseca, que também advoga no processo, alega que não se trata de uma questão de valor, mas de uma “argumentação absolutamente jurídica”. “A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o gestor público que renunciar a receitas tem que apresentar o impacto orçamentário e indicar uma forma de compensação”, diz. “No momento em que o governo está contingenciando o orçamento em R$ 50 bilhões, ele deveria cumprir a lei”.

Para o deputado federal, a inclusão de parceiros homossexuais no IR também seria inconstitucional. “A Constituição Federal diz que a união estável só existe entre um homem e uma mulher”, defende.

O advogado tributarista Igor Mauler Santiago, do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados, critica a ação. “Os argumentos são infundados e decorrem, na verdade, de uma visão preconceituosa, que a jurisprudência dos tribunais está superando”, afirma. Não se trata de renúncia de receita, segundo Santiago. “O que está havendo é a aplicação do tratamento que a legislação tributária dedica à família”. Na jurisprudência atual, o conceito de família vem sendo ampliado, tomando como base a existência de laços afetivos e não necessariamente vínculos legais.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS