Publicações

Notícias

Anuário da Justiça Brasil 2016 é lançado no STF

26 de abril de 2016

logo conjur-cropA Revista Eletrônica Consultor Jurídico (ConJur) publicou nota sobre o lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2016, nesta terça-feira (26/4), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal.

O Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados é um dos anunciantes do Anuário.

STF sedia nesta terça-feira lançamento do Anuário da Justiça Brasil

image012O Supremo Tribunal Federal vai sediar, nesta terça-feira (26/4), a cerimônia de lançamento da décima edição do Anuário da Justiça Brasil 2016. O evento será triplamente festivo: além de comemorar os 10 anos da publicação, rememora os 800 anos da Magna Carta da Inglaterra, que foi a primeira Constituição editada na história da humanidade, bem como os quase dois séculos da primeira Constituição brasileira. Na oportunidade, será aberta a exposição “1215: A Magna Carta Libertatum; 1824: A Primeira Constituição Brasileira”.

Ao longo dos 10 anos, o Anuário da Justiça registrou como o Judiciário ganhou peso e relevância no cenário político, social e econômico do país ao longo desta última década. Entre 1940 e 2005, o Supremo Tribunal Federal e os tribunais superiores julgaram um total de 4,8 milhões de processos. Já no período compreendido entre 2006 e 2015, os tribunais de cúpula do Judiciário brasileiro julgaram 6,3 milhões de processos. Ou seja, nos últimos 10 anos, esses tribunais julgaram 1,5 milhão de casos a mais do que nos 65 anos anteriores.

A composição da corte passou por diversas mudanças. Dos 11 ministros que compunham o Supremo Tribunal Federal em 2006, cinco continuam em atividade: Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e mais Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, que tomaram posse naquele mesmo ano.

Perfil completo

A obra é uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro. O trabalho exibe os perfis dos 93 ministros integrantes do STF, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal Militar. Mostra também como funcionam as seções e turmas de julgamento.

A jurisprudência dos tribunais é apresentada e analisada na resenha das principais decisões proferidas.

O Anuário da Justiça Brasil é uma publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico, com apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) desde sua primeira edição.

A exposição comemorativa da Magna Carta inglesa e da Constituição Brasileira de 1824, no Salão dos Bustos do Supremo Tribunal Federal, é organizada pela FAAP.

Serviço
Lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2016
Abertura da Exposição: “1215: Magna Carta Libertatum; 1824: Primeira Constituição Brasileira”
Local: Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes, Brasília, DF

Compartilhar

MG