Institucional

Fundado em 17 de agosto de 1994, o SCMD é referência nacional em Direito Tributário.

O SCMD oferece cobertura nacional, com sedes modernas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF), além de ampla rede de correspondentes em todo o território brasileiro.

Para os casos que exigem atuação multidisciplinar, o trabalho é desenvolvido em parceria com seletos escritórios especializados em outros ramos do Direito, no Brasil e no exterior.

Atendimento personalizado e estrutura profissional

O Escritório se diferencia pela especialização, com atuação exclusiva no Direito Tributário Nacional e Internacional: contencioso tributário administrativo e judicial; elaboração de pareceres jurídicos e opiniões legais especializadas.

Reconhecimento

O Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados e seus sócios recebem constantes menções nas renomadas publicações Chambers Global, Chambers Latin America e Revista Análise Advocacia.

Equipe

Foto: Eugênio Sávio

Nossa equipe reúne profissionais altamente qualificados, com formação e atuação nas instituições de ensino mais conceituadas do país, liderados pelos sócios conselheiros Sacha Calmon Navarro Coêlho, Misabel Abreu Machado DerziAndré Mendes Moreira, Valter Lobato, Paula Derzi, Juliana Coelho, Eduardo Junqueira e João Flávio Machado Derzi.

Raízes acadêmicas

O SCMD possui invejável estrutura empresarial e preserva suas raízes, fincadas nos corredores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, onde os professores Sacha Calmon e Misabel Derzi eram colegas de docência.

A ideia inicial era montar um escritório de pareceres na área tributária e os primeiros passos foram dados ainda na sala de visitas da casa da professora Misabel. A qualidade do trabalho e os grandes resultados impulsionaram o crescimento do Escritório, que inseriu Minas Gerais no mapa nacional do Direito Tributário e logo se tornou um dos mais sólidos e conceituados do país.

Visão

O Escritório acredita que seu crescimento está diretamente ligado ao desenvolvimento de seus pares (funcionários, parceiros e clientes). Dessa forma, valorizamos a nossa equipe e tratamos nossos clientes como parceiros, na busca por um objetivo comum.

Missão

O Escritório tem como missão atuar de forma ética em um mercado competitivo, sempre com atitude profissional e foco na qualidade do atendimento. A atenção dispensada aos empregados, parceiros e clientes forma este elo de qualidade, demonstrando que o exercício da advocacia pode e deve se dar com responsabilidade, profissionalismo e paixão.

Trajetória

Antes da magistratura, Sacha Calmon tinha experiência como advogado nas esferas pública, como procurador-geral da Procuradoria Fiscal de Minas Gerais, e privada, com passagem marcante pelo Jurídico Interno da Acesita (atual ArcelorMittal Inox Brasil). Por sua vez, Misabel Derzi tinha grande experiência acadêmica e seus pareceres ganhavam dimensão nacional, com citações em julgados do Supremo Tribunal Federal (STF)

Concomitantemente aos pareceres, causas relevantes no contencioso administrativo e judicial eram demandadas ao Escritório.

Ainda na origem do SCMD, Eduardo Maneira, ex-aluno e orientando de mestrado do professor Sacha Calmon, foi convidado a integrar a sociedade e desenvolver esse emergente contencioso. E assim o fez por longos anos, se transferindo para o Rio de Janeiro para consolidar o posicionamento do Escritório naquela cidade. Em uma experiência mais do que exitosa, Maneira participou ativamente da nacionalização do escritório.

Já em Belo Horizonte, as advogadas Paula de Abreu Machado Derzi Botelho e Juliana Junqueira Coelho foram convidadas a integrar a sociedade. Ambas vinham de profundas experiências profissionais externas que muito agregaram ao projeto do Escritório. Paula já havia trabalhado no setor privado, em outro escritório de advocacia, e a Juliana no setor público.

Em 2001, ingressou no Escritório o sócio André Mendes Moreira, que entrou para o quadro societário dois anos mais tarde e participou ativamente de todo o processo de transformação pelo qual o SCMD passou nos últimos dez anos.

No final de 2003, visando reforçar a atuação nos tributos diretos, o SCMD trouxe Eduardo Junqueira Coelho para o seu quadro de sócios. Oriundo de carreira pública e com formação multidisciplinar, é hoje um dos responsáveis pelo setor de consultoria.

Em 2005, o advogado Valter Lobato, com longa experiência na advocacia empresarial, foi convidado a fazer parte da sociedade.

Recentemente, o Escritório incorporou ao quadro societário uma nova geração que, certamente, dará continuidade ao projeto original, calcado na ética, na qualidade e no trabalho incessante para defesa intransigente das causas que patrocina.

Expansão

O crescimento do SCMD se deve ao permanente exame crítico acerca dos processos internos e do desenvolvimento do mercado. Esse constante aperfeiçoamento é uma característica marcante do Escritório.

sacha

A instalação de unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro aconteceu na medida em que o SCMD necessitou estreitar o relacionamento com clientes dessas cidades.

A unidade de Brasília tem como funções atender a clientes locais e garantir o acompanhamento personalizado dos processos, quando se encontram nas últimas instâncias administrativas e judiciais.

União

A união da equipe se preserva naturalmente. Estabeleceu-se um ambiente de amizade, em que todos agem por um objetivo comum.

Ainda jovem, o SCMD tem uma origem peculiar. A lealdade como elo principal entre os sócios caminha ao lado de uma estrutura profissional apta a atender os mais exigentes clientes do mercado.