Publicações

Notícias

Migalhas destaca lançamento de livro com participação de sócios do SCMD

07 de novembro de 2019


Os sócios do SCMD Valter Lobato e Tiago Conde estão entre os autores do livro “A Constituição Cidadã e o Direito Tributário – Estudos em Homenagem ao Ministro Carlos Ayres Britto”, publicado pela Editora Fórum. A obra foi lançada na última quarta-feira, como destaca o site Migalhas.

Lançado livro de Direito Tributário em homenagem ao ministro Ayres Britto

A obra honra a distinta presença, no constitucionalismo brasileiro, do ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu o STF.

A Biblioteca Victor Nunes Leal, do STF, lotou ontem a noite para o lançamento da obra “A Constituição Cidadã e o Direito Tributário – Estudos em Homenagem ao Ministro Carlos Ayres Britto”. Publicado pela Editora Fórum, o livro é coordenado pelo colunista migalheiro Saul Tourinho Leal e Eduardo Lourenço Gregório Júnior.

Ao saudar o homenageado, o ministro Dias Toffoli ressaltou o carinho e o respeito de todos ao ministro aposentado. “Quando entrei no STF, a minha primeira sessão foi na Primeira Turma, ele era o presidente. E o nosso primeiro presidente a gente nunca esquece”, lembrou. “Todos nós o amamos muito e lhe queremos muito bem”. Em agradecimento, Ayres Britto se disse emocionado por ser lembrado pelo trabalho exercido na cúpula do Judiciário nacional e por ter sido o referencial do livro, que reúne artigos de 26 juristas. “Isso é sempre motivo para a gente agradecer a vida. É cativante ver o empenho de tantos escritores de reconhecido talento e vocação jurídica”, assinalou.

Para o ministro Ricardo Lewandowski, autor do prefácio da publicação, trata-se de uma homenagem “a um jurista notável e de grande envergadura que, além de ser um especialista em Direito, é, antes de mais nada, um grande poeta”.

Segundo o advogado Eduardo Lourenço Gregório Júnior, que também foi coordenador do livro, a ideia partiu da constatação de um “vácuo” de estudos tributários. “A partir da análise dos votos do ministro, procuramos identificar os principais atores e doutrinadores e resolvemos convidar colegas que tivessem afinidade com o tema, sob a ótica das interpretações do ministro Ayres Britto acerca da matéria”, explicou.

obra honra a distinta presença, no constitucionalismo brasileiro, do ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu o STF. E o faz numa coletânea de artigos assinados por nomes de extraordinário valor, que apresentam o que de melhor o Direito Tributário brasileiro tem. Uma obra poética, refinada e inspiradora, como o homenageado.

Compartilhar

MG