Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Igor Mauler fala ao Conjur sobre colaboração entre escritórios


O site Consultor Jurídico, em sua edição de hoje, fala a respeito da Repercussão Geral e a Lei de Recursos Repetitivos, que tem levado os escritórios de advocacia de todo o país a trabalharem em equipe. Igor Mauler Santiago fala ao site acerca do assunto.
 
 
 
Racionalização leva escritórios a trabalhar em equipe
 
A Repercussão Geral e a Lei de Recursos Repetitivos estão levando os escritórios de advocacia de todo o país a trabalharem em equipe. Os advogados envolvidos nos recursos que são considerados leading case no Superior Tribunal de Justiça ou no Supremo Tribunal Federal são procurados por colegas que defendem a mesma tese e podem oferecer subsídios para que seja aceita pelos ministros.
 
Visitas aos ministros para a entrega de memoriais nesses casos também fazem parte da rotina dos advogados que agora devem se preocupar com a decisão tomada no leading case, já que será aplicada aos demais processos que tratam da mesma matéria.
 
Colaboração espontânea
O advogado Igor Mauler, do Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados, conta que recebeu mais de 20 ligações de escritórios, departamentos jurídicos e consultores de todo o país no leading case, no STJ, de incidência de ICMS sobre a demanda contratada de energia elétrica. Ele recebeu memoriais, pareceres e teve diversos debates, de onde tirou argumentos para defender que não incide ICMS sobre a demanda contratada. O STJ, depois de anos, mudou a sua jurisprudência e não aceitou a tese. O advogado ainda vai apresentar Embargos de Declaração.
 

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS