Notícias

Informações sobre o escritório e Direito Tributário

Sacha Calmon recebe Medalha Sálvio de Figueiredo Teixeira do IAMG


Foto+Medalha+IAMG+3+-+Crédito+Sérgio+Falci

O professor Sacha Calmon foi homenageado com a Medalha do Mérito do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), entregue a ele em cerimônia realizada no último dia 5, no auditório da Faculdade de Direito Milton Campos.

Realizado pelo IAMG, como parte das comemorações de seu centenário, Faculdades Milton Campos e Academia Mineira de Letras Jurídicas (AMLJ), o evento homenageou o ex-ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira.

Além do professor Sacha Calmon, foram agraciadas outras cinco personalidades: Geraldo Rogério de Souza, Obregon Gonçalves, Marcelo Milagres, Felipe Dias Gomes Pinto e Heloísa Monteiro Esteves.

A abertura da solenidade foi proferida pelo presidente do Centro Educacional de Formação Superior (CEFOS), José Barcelos de Souza. Em seguida, houve pronunciamento da diretora da Faculdade de Direito Milton Campos, Lúcia Massara, e do presidente da AMLJ, Aristóteles Atheniense.

Foto+Medalha+IAMG+1+-+Crédito+Sérgio+Falci

Durante a cerimônia, foi realizado o descerramento da placa “Biblioteca Sálvio de Figueiredo Teixeira”, com a presença da família do agraciado e discurso de seu filho Vinícius Figueiredo Teixeira, além da entrega da Medalha do IAMG.

Em sua sétima edição, a Comenda tem o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais de renome que atuam em distintas áreas do Direito.

Um notável ministro

Sálvio de Figueiredo Teixeira morreu aos 73 anos, em Brasília, no ano passado. Ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e associado do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), o ministro se aposentou em fevereiro de 2006, após 16 anos no STJ, dos 40 devotados à Justiça.

Sálvio de Figueiredo era conhecido pelo seu trabalho árduo em prol da consolidação e do aprimoramento da Justiça brasileira, sempre defendendo a tese de que “no centro de tudo está o juiz”. Ele participou de julgamentos da Quarta Turma – órgão do qual foi presidente –, da Segunda Seção e da Corte Especial do Tribunal. Foi ainda ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (de 3/4/2001 a 2/4/2003), corregedor-geral da Justiça Eleitoral (13/3/2002 a 2/4/2003) e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça. Antes de ingressar no STJ, em 18 de maio de 1989, o ministro foi juiz de direito em Minas Gerais – titular das comarcas de Passa Tempo, Sacramento, Congonhas do Campo, Betim e Belo Horizonte; juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais e desembargador do Tribunal de Justiça daquele estado.

Foi um dos idealizadores da Escola Judiciária Eleitoral, do projeto que instituiu a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), cofundador da Faculdade de Direito Milton Campos e professor da UFMG.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS