Apresentações e Palestras

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

Confiança e Desconfiança no Direito Tributário Brasileiro


XIV Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Separação de poderes e efetividade do sistema tributário.

Em homenagem ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes.

1º Painel – A complexidade das relações econômicas e ausência de efetividade das obrigações acessórias no combate à sonegação.
17 de Agosto de 2010

A professora Misabel Derzi explica que, no Direito Tributário, é impossível conviver com desconfiança, assim como na vida em geral. Essa necessidade de confiança, de proteção contínua da confiança legítima, cresce cada vez mais em sociedades complexas. Confiança é um valor, um princípio. Quando a desconfiança prevalece sobre a confiança, temos a deformação do sistema, dos institutos e dos grandes princípios constitucionais.

As sociedades contemporâneas são chamadas de sociedades de risco porque, nelas, a vida se torna cada vez mais rápida e complexa, o que leva à busca de técnicas de simplificação ou praticidade. A confiança tem a função de reduzir complexidade. Quando se modifica uma jurisprudência consolidada, quebra-se a confiança.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

Misabel Derzi: Segurança jurídica e proteção da confiança: incentivos fiscais para o desenvolvimento e a capitalização das empresas

Palestra da sócia do SCMD Misabel Derzi durante o primeiro painel do XXIII Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt. O tema do painel foi “Segurança Jurídica e os entraves para o crescimento econômico”. O evento ocorreu entre os dias 02 e 04 de outubro de 2019, em Belo Horizonte.

Misabel Derzi: Direitos Fundamentais e a Constituição

Palestra da sócia do SCMD Misabel Derzi durante a Sessão Plenária Final do IV Congresso de Direito Tributário do Rio de Janeiro. O tema debatido foi “Direitos Fundamentais e a Constituição”. O evento ocorreu entre os dias 27 e 29 de março de 2019 e foi promovido pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF).

Federalismo e Moralidade

Apresentação proferida pela professora Misabel Abreu Machado Derzi, sócia conselheira do SCMD, no 21º Congresso Internacional de Direito Tributário da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt), realizado setembro de 2017.