Publicações

Resenha Tributária

Resenha Tributária 67

11 de dezembro de 2017

Suspenso julgamento acerca da possibilidade de responsabilização do Estado por prejuízos sofridos por empresa privada

07 de dezembro de 2017 | REsp 1.492.832/DF | 1ª Turma do STJ

O Ministro Gurgel de Faria – Relator –, acompanhado pela Ministra Regina Helena Costa, entendeu que não pode ser admitida a responsabilidade civil do Estado para reparação de prejuízos sofridos por empresa brasileira fabricante de brinquedos, em decorrência da Portaria MF nº 492/1994, que reduziu as alíquotas de importação de diversos produtos. Segundo o Ministro, cuida-se de decisão de cunho político, tomada conforme o interesse do Estado para abertura do comércio exterior, em observância à função extrafiscal do tributo. Além disso, ressaltou que inexiste afronta ao princípio da boa-fé ou quebra de confiança, vez que o ato administrativo era abstrato e alcançou diversos setores do mercado. Inaugurando a divergência, o Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, acompanhado pelo Ministro Sérgio Kukina, considerou devida indenização à empresa postulante, por entender que a extrafiscalidade não autoriza a quebra da indústria nacional em detrimento de produtos estrangeiros. Pediu vista dos autos para reanálise da matéria o Ministro Benedito Gonçalves, que em sessão anterior havia acompanhado o voto do Ministro Relator.

STJ examina tributação de pessoa jurídica cujos rendimentos são decorrentes da prestação de serviços personalíssimos

05 de dezembro de 2017 | REsp 1.584.593/RJ | 2ª Turma do STJ

A Turma, por unanimidade, negou seguimento a recurso que discutia a possibilidade de se descaracterizar empresa constituída para a prestação de serviços jornalísticos, em caráter personalíssimo, para fins fiscais e previdenciários. No caso concreto, os Ministros destacaram que incide o enunciado da Súmula nº 283/STF, tendo em vista que a Fazenda Nacional deixou de impugnar todos os fundamentos suficientes para manutenção da decisão proferida pelo Tribunal de origem.

STJ aprova proposta de Emenda Regimental que permite a inscrição para sustentação oral até o início das sessões

06 de dezembro de 2017 | Proposta de Emenda Regimental nº 75 | Plenário do STJ

O Pleno do STJ aprovou a proposta de Emenda Regimental nº 75, que permite a inscrição de advogados para sustentação oral até o início das sessões de julgamento, nos termos do art. 937 do CPC/2015. Os Ministros concordaram, contudo, em manter o art. 158 do RISTJ, na redação dada pela Emenda nº 25, a fim de prestigiar o interessado que proceder à inscrição eletrônica prévia, sem prejuízo às preferências legais e regimentais.

Promulgado Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a República Árabe do Egito

07 de dezembro de 2017 | Decreto nº 9.229 | Presidência da República

Foi publicado Decreto do Presidente da República que promulga o Acordo de Livre Comércio, firmado entre o Mercosul e a República Árabe do Egito em San Juan. O Acordo, que está em vigor para o Mercosul, no plano jurídico externo, desde setembro de 2017, estabeleceu, entre outras providências, a criação de uma área de livre comércio, nos termos do Artigo XXIV do GATT 1994, e afirmou direitos e obrigações recíprocos entre as partes signatárias, em conformidade com o Acordo da OMC.

Clique aqui para acessar o inteiro teor

Câmara Legislativa do DF aprova Projeto de Lei Complementar que incorpora as alterações introduzidas na legislação federal do ISSQN

05 de dezembro de 2017 | PLC nº 127 | Câmara Legislativa do Distrito Federal

A Câmara Legislativa aprovou Projeto de Lei Complementar (PLC) que altera a legislação distrital referente ao ISSQN, incorporando alterações promovidas pela Lei Complementar Federal nº 157/2016 em relação aos serviços de planos de saúde, cartões de crédito e streaming.

Publicada Instrução Normativa alterando normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso de tributos federais no âmbito da RFB

04 de dezembro de 2017 | Instrução Normativa nº 1.765 | Receita Federal do Brasil

A Secretaria da Receita Federal do Brasil publicou Instrução Normativa alterando as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso de tributos federais no âmbito da Receita. Segundo a norma, os pedidos apresentados por meio de PER/DCOMP somente serão recepcionados após a confirmação da transmissão da respectiva escrituração fiscal digital com a demonstração do saldo negativo de IRPJ ou de CSLL, bem como direito aos créditos do IPI, da contribuição para o PIS/PASEP ou da COFINS. A IN entra em vigor em 1º de janeiro de 2018.

Clique aqui para acessar o inteiro teor

Compartilhar

MG