Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

A confiança como base das relações sociais pós-modernas


O trabalho que ora se apresenta visa analisar a confiança como base das relações sociais desenvolvidas na pós-modernidade, mormente frente a fragilização, cada vez mais aparente, da estabilidade e da previsibilidade no relacionamento Estado-cidadão. Nesse sentido, propõe-se a extração da confiança como princípio jurídico a partir do Estado Democrático de Direito, via Segurança Jurídica, como forma de conferir calculabilidade às ações estatais, permitindo aos cidadãos planejar suas vidas baseados em uma mínima perenidade do status quo vigente.

Assim, uma vez admitida a existência do Princípio da Proteção da Confiança Legítima em determinado Ordenamento Jurídico, cumpre verificar os requisitos para promover a efetiva proteção jurídica da confiança. O trabalho procura analisar as três etapas necessárias para que se possa conferi r proteção efetiva à confiança, conforme teoria elaborada pela professora francesa SYLVIA CALMES: (1) a existência da confiança; (2) a legitimidade da confiança; (3) as condições à sua efetiva proteção.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

Interpretação Constitucional da Competência Tributária em Relação à Tecnologia Streaming

Breve análise acerca da competência tributária sobre a tecnologia streaming sob a ótica do arranjo federativo brasileiro.

Plano de Stock Options. Análise sobre o prisma da não incidência de contribuições sociais

Artigo publicado na Revista Dialética de Direito Tributário, nº 214, de julho de 2013.

Direitos de transição: tensão entre segurança e mutabilidade no direito tributário brasileiro

O contexto de insegurança, tanto não jurídica quanto jurídica, bem como de desconfiança nas relações humanas, merece especial atenção por parte do Direito.