Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

Contribuição ao INSS e Justiça do Trabalho



Neste breve artigo, André Mendes Moreira aborda a Medida Provisória nº 449 (convertida na Lei nº 11.941) que estipulou que as contribuições previdenciárias seriam devidas a partir do momento em que o serviço é prestado, ocasionando o pagamento com juros e multas em processos trabalhistas.

O autor então defende que, mesmo à luz da Lei nº 11.941, deve continuar sendo aplicado o entendimento proferido pelo TST, de que só há incidência de juros de mora e de multa se o pagamento não for efetuado até o dia dois do mês subsequente ao pagamento feito ao trabalhador. Isto porque a Constituição é clara ao prescrever que a contribuição previdenciária incide sobre valores pagos ou creditados ao prestador do serviço, sendo impossível, por conseguinte, cobrança do tributo antes do pagamento devido ao empregado.

Artigo publicado na Revista do Direito Trabalhista nº 05, Ano 18.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

ICMS/ST – Responsabilidade do Substituto em Razão de Decisão Judicial obtida pelo Substituído

A obtenção de decisões em processos judiciais movidos pelos substituídos que determinam o não recolhimento do ICMS/ST pelos substitutos.

ICMS sobre os encargos financeiros nas vendas a prazo e sobre garantia estendida

Neste artigo, André Mendes Moreira e Marina Machado Marques analisam se, em vendas financiadas ou a prazo, os valores referentes aos encargos financeiros e referentes à garantia estendida compõem a base de cálculo do ICMS-mercadorias.

Apuração de créditos de ICMS pela aquisição de ativos imobilizados: CIAP e alcance da LC 87/96

A evolução legislativa da forma de creditamento do ICMS incidente na aquisição de bens para compor o ativo imobilizado, a sua correta conceituação.