Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

ICMS sobre os encargos financeiros nas vendas a prazo e sobre garantia estendida


Neste artigo, André Mendes Moreira e Marina Machado Marques analisam se, em vendas financiadas ou a prazo, os valores referentes aos encargos financeiros e referentes à garantia estendida compõem a base de cálculo do ICMS-mercadorias, diante da pretensão de Estados Membros de tributarem os valores decorrentes dessas operações.

Com base em análise pormenorizada dos negócios jurídicos e da natureza da garantia estendida, os autores concluem que apenas no caso de vendas a prazo, em que há acréscimo de valor ao preço final, é devido o ICMS, posto que o valor da operação é representado pelo valor total pago pelo comprador. Lado outro, no caso de vendas financiadas, não há que se falar em incidência sobre os encargos financeiros, pois referentes somente ao contrato de financiamento. Por fim, sobre a garantia estendida, por se tratar de espécie de seguro, é elemento completamente estranho ao fato gerador do ICMS, sendo caso, portanto, de não incidência.

Artigo Publicado na Revista Fórum de Direito Tributário, nº 93, ano 10.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

ICMS/ST – Responsabilidade do Substituto em Razão de Decisão Judicial obtida pelo Substituído

A obtenção de decisões em processos judiciais movidos pelos substituídos que determinam o não recolhimento do ICMS/ST pelos substitutos.

Apuração de créditos de ICMS pela aquisição de ativos imobilizados: CIAP e alcance da LC 87/96

A evolução legislativa da forma de creditamento do ICMS incidente na aquisição de bens para compor o ativo imobilizado, a sua correta conceituação.

PIS e COFINS: Restrição ao crédito de insumos pela Receita é ilegal

O conceito de insumo, para fins de creditamento nas contribuições para o PIS e COFINS.