Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

Inconstitucionalidade Superveniente da Contribuição Social da Lei Complementar nº 110/01


Artigo publicado na Revista Dialética de Direito Tributário, nº 227, de Agosto de 2014.

O artigo tem como objetivo analisar a inconstitucionalidade superveniente da contribuição instituída pela Lei Complementar nº 101 de 2001. Instituída com a finalidade de cobrir os déficits nas contas do FGTS em decorrência dos Planos Verão e Collor I, os autores, após apontar a classificação da contribuição como contribuição social geral, e que, portanto, não admite tredestinação de suas receitas, sustentam que, diante do exaurimento da finalidade instrutora da contribuição, foi ela maculada por inconstitucionalidade superveniente, tendo em vista que sua manutenção desrespeitaria a matriz constitucional da contribuição social, prevista no Art. 149 da Constituição Federal.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

Descontos concedidos por Operadoras de Telefonia na Venda de Aparelhos Celulares

O artigo analisa a incidência do ICMS sobre descontos concedidos por Operadoras de Telefonia na venda de aparelhos celulares combinada com a contratação conjunta de plano de serviços de telecomunicação, que contenha exigência mínima de tempo de vigência.

A tributação dos acréscimos moratórios, pela taxa Selic, de depósitos e indébitos tributários

Espera-se que STF no Tema 962/RG (RE 1.063.187) supere a orientação do STJ firmada nos Temas repetitivos 504 e 505.

Execução fiscal: a falta de interesse processual em débitos de baixo valor

A execução fiscal, atualmente, é método notoriamente ineficiente, com baixo índice de recuperação de receitas e alto custo operacional. Neste artigo, André Mendes Moreira e Breno Santana Galdino questionam a utilização desse mecanismo para a cobrança de dívidas fiscais de baixa monta, situação na qual a já baixa relação custo/benefício da execução fiscal se torna injustificável.