Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

Tributação dos provedores de acesso à Internet: não-incidência de ICMS ou ISSQN


O presente texto discute a natureza dos serviços de provimento de acesso à internet, a fim de delinear a incidência de tributação sobre o referido serviço.

Alguns sustentam ser a atividade um serviço de comunicação, que atrairia a incidência do ICMS; outros pregam ser um serviço de valor adicionado-SVA (serviço acessório ao de telecomunicações), podendo ser, portanto, tributável pelo ISSQN, caso esteja previsto na lista editada pela Lei Complementar nº 116/03.

Contudo, como se demonstrará no texto, o serviço de provimento de acesso à Internet não é de comunicação (sendo inalcançado, portanto, pelo ICMS). No entanto, tampouco se sujeita ao ISSQN, uma vez que a LC nº 116/03 não possui previsão de incidência do ISSQN sobre essa atividade.

Não obstante, a tendência doutrinária e jurisprudencial no Brasil é de não considerar o serviço de provimento de acesso como de telecomunicações, afastando a incidência do ICMS sobre o mesmo.

Referência:

MOREIRA, André Mendes . A tributação dos provedores de acesso à Internet: não-incidência de ICMS ou de ISSQN. Direito Público (Belo Horizonte), v. II, p. 33-50, 2005.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

Direito ao crédito de ICMS sobre bens do Ativo Imobilizado Cedido em Comodato

Artigo publicado na Revista Dialética de Direito Tributário, nº 230, de novembro de 2014.

Inconstitucionalidade Superveniente da Contribuição Social da Lei Complementar nº 110/01

Artigo publicado na Revista Dialética de Direito Tributário, nº 227, de Agosto de 2014.

A não incidência do IOF-Crédito nos contratos de conta corrente de empresas de grupo econômico

Artigo publicado na Revista Dialética de Direito Tributário, nº 232, de Janeiro de 2015.