Artigos

Com atuação em diversas áreas do Direito Tributário, os profissionais do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados possuem intensa e destacada produção acadêmica.

PIS/COFINS não-cumulativos e o conceito de insumo



Neste artigo, André Mendes Moreira volta-se à análise do conceito de insumo para configuração do direito de crédito de PIS/COFINS. Isso porque as leis de regência determinam o direito ao crédito das contribuições sobre o insumo sem, no entanto, definir seu sentido. A Receita Federal, por sua vez, em instruções normativas, vem dando ao conceito de insumo sentido demasiado restrito, o que vem ocasionando uma limitação nos direitos dos contribuintes.

Neste sentido, o autor então defende que sendo as contribuições em análise incidentes sobre a receita bruta, é indevida a utilização de analogia com as regras do IPI, tributo com fato gerador mais delimitado. Esta utilização ocasiona a impossibilidade de creditamento de custos e despesas essenciais, em diversas ocasiões, principalmente aos prestadores de serviço. O correto, em seu entendimento seria a utilização das regras do IRPJ, que, por sua amplitude, seria mais adequada à amplitude do fato gerador das Contribuições.

Artigo publicado na Revista do Congresso Mineiro de Direito Tributário e Financeiro da Universidade Estadual de Montes Claros, v. 2, nº1.

Acompanhe todas as nossas publicações

Newsletter

Resumo Diário

Assine o RSS

Conteúdo Relacionado

ICMS/ST – Responsabilidade do Substituto em Razão de Decisão Judicial obtida pelo Substituído

A obtenção de decisões em processos judiciais movidos pelos substituídos que determinam o não recolhimento do ICMS/ST pelos substitutos.

ICMS sobre os encargos financeiros nas vendas a prazo e sobre garantia estendida

Neste artigo, André Mendes Moreira e Marina Machado Marques analisam se, em vendas financiadas ou a prazo, os valores referentes aos encargos financeiros e referentes à garantia estendida compõem a base de cálculo do ICMS-mercadorias.

Apuração de créditos de ICMS pela aquisição de ativos imobilizados: CIAP e alcance da LC 87/96

A evolução legislativa da forma de creditamento do ICMS incidente na aquisição de bens para compor o ativo imobilizado, a sua correta conceituação.